30 dicas para ganhar mais downloads no seu app

30 dicas para ganhar mais downloads no seu app

Assim para construir uma grande marca é preciso tempo, não é diferente quando se produz um app próprio para ganhar downloads, mas com as dicas certas, você pode ganhar mais tração de usuários.

Neste post, vamos tratar de 30 dicas para turbinar seus downloads e chegar ao seu publico, lembrando que estas dicas exigem de você força de vontade para fazer o sonho de que seu aplicativo seja popular acontecer, não precisa implantar todos no mesmo dia, mas progressivamente tente implantar

Estas dicas podem ser muito úteis para empreendedores que possuem zero ou muito perto de zero em orçamento para a divulgação da ferramenta, também abordaremos superficialmente o que se pode fazer com um pouco de orçamento caso esteja disponível para você, mas o foco são os empreendedores que não possuem nenhum dinheiro disponível para esta tarefa que necessita de atenção.

Vamos então as dicas:

1 – Tenha um bom ASO

Antes de definir o que é um bom ASO, precisamos entender o que é ASO primeiramente, que basicamente indo direto ao ponto significa App Store Optimization, que são um conjunto de técnicas para deixar o seu aplicativo mais próximo do topo e que por consequência disso, ter mais downloads orgânicos (aqueles downloads que usuários acharam seu app por meio gratuito, sem propaganda paga). O ASO é muito semelhante ao SEO para buscadores, onde se tenta extrair o melhor desempenho de paginas web para que sejam achados mais facilmente nas buscas em sites como Google, Bing, Duck Duck Go, entre outros.

2 – Capriche no Nome do App na Google Play

Parte do ASO consiste em ter um nome atrativo para app, que não precisa ser necessariamente o nome da empresa, mas pode ser a atividade da empresa ou do App recém criado em questão.

3 – Ofereça um ícone especial

Crie um ícone adequado para parecer na Google Play, parte de muitos downloads orgânicos é por causa de um ícone bem construído que pode transmitir a imagem de maior profissionalismo no desenvolvimento do app, levando ao potencial usuário a acreditar que aquele app com serviço especifico irá resolver um problema, sem problemas.

4 – Faça um App com a Aplitech

Para o melhor custo-beneficio, transforme seu site em aplicativo com a Aplitech

5 – Tags e descrição do APP

O uso das palavras-chaves na descrição do app, junto de outros campos como “Tags” e “breve descrição” podem ser vitais na ordem de que sua ferramenta seja encontrada e receba downloads, então capriche na descrição longa do aplicativo, mostre o que você irá trazer de novo como negócio e como o app pode ajudar nisso, nós da Aplitech já oferecemos a ajuda em potenciais funcionalidade que você pode ter no seu site e consequentemente no app.

Na área de comentários da Google Play, ficamos atentos junto do responsável do site para oferecer feedback a cada questão levantada, oferecer boas respostas pode ajudar nas métricas do google para ASO e também mostra a outros usuarios que o app é utilizável e tem suporte adequado.

6 – O Boca a Boca ainda funciona bem

Este trabalho do Boca a Boca parece ineficaz, mas na verdade pode trazer GRANDES resultados positivos no numero de downloads do seu serviço no app, aproveite o contato com pessoas para incentivarem a baixarem o aplicativo na Google Play.

Um ponto importante é que o Google ajuda na busca orgânica de aplicativos só os que já tenham batido a marca de de 50 downloads.

7 – Google Meu Negócio não é só para negócios físicos

O Google meu negocio pode aumentar a nota que você tenha dentro dos algoritmos da plataforma, sendo classificado melhor como um negócio real e impulsionando sua brand dentro dos serviços do Google.

8 – Mande seus links para download para seus contatos no Whatsapp

Você pode contar com o Whatsapp para enviar aos seus contatos que você tem um aplicativo e que ele está disponivel para download gratuitamente, o whatsapp é o boca-a-boca digital e muitos dos seus contatos você tem convivencia e podem impactar no numero de downloads.

Não podemos esquecer dos Stories que tem grande efetividade no instagram, whatsapp e facebook pois todos pertencem a mesma empresa

9 – Já o Whatsapp Business pode acrescentar mais downloads ainda

Você pode programar o Whatsapp business para que as pessoas vejam a sua mensagem solicitando o download, muito antes de se logar no aplicativo para fazer o atendimento, espalhe os seus links.

10 – Você pode criar uma landing page para o app

Landing pages são ótimas estrategias de conversão para algum proposito, pois “trancafiam” o usuario, sem ter opções de paginas adicionais, onde o unico objetivo é a conversão daquele link proposto.

Você pode criar uma landing page no google sites, blogger, wix, wordpress e muitos outros provedores e criadores de sites, mas como o assunto SEO também é sério, dê preferencia a sites feito com uma boa hospedagem ou dê preferencia ao wordpress e o google sites.

11 – Crie o seu proprio blog

Pode ser um dica velha, mas ainda é muito eficiente para quem quer atrair trafego, pois pense bem, você está em um blog!

Não subestime o poder do trafego por meio de postagens, devido ao SEO estar cada vez mais concorrido, você precisa postar conteudo de qualidade, extenso e que realmente prenda a atenção dos leitores. Para prender a atenção dos leitores que tal um post que divida segredos sobre o seu mercado e negócio?

12 – Esteja nas redes sociais

Estar nas redes sociais pode ser algo muito básico para qualquer negócio, e as redes sociais ainda podem ser o lugar mais barato para se conseguir trafego, pois muitas vezes não se paga nada e se tem retorno, um exemplo disso é a AplitechFoundation.org que divide a pagina do facebook com a Aplitech e as suas outras irmãs como Aplitech Store e Aplitech Shopping, muito do conteudo que foi postado na pagina do facebook, ajudou a outras empresas. Procure as as mais famosas, mais tarde iremos fazer um post detalhando cada uma das empresas e argumentando porque você deve ter uma pagina em cada uma delas.

13 – Tenha boas parcerias com Blogs

Nós gostamos muito de parcerias na Aplitech, temos parcerias experimentais com blogs, temos parcerias de todos os jeitos e acordos, isso pode ser muito produtivo para o seu app, ganhe downloads sendo indicados por estes parceiros, crie programas de parceria dentro da sua empresa assim como existem programas de fidelidade, encontre a sua força e a ofereça em troca de outra coisa.

13 – Tenha boas parcerias com Youtubers

É inegável a ascensão dos influenciadores digitais, inclusive dos youtubers, mesmo em um canal considerado pequeno, pode ter milhares de views e marcar a mente de milhares de pessoas, faça parcerias com estes criadores de conteúdo e veja a sua marca crescer.

14 – Tenha boas parcerias com paginas do Facebook

Uma pagina do facebook com bom alcance pode resultar em excelentes números de downloads para o seu aplicativo, você pode acertar um conteúdo semanal, mensal ou trimestral, depende do tipo de acordo que você conseguir.

15 – Tenha boas parcerias com paginas no Instagram

O Instagram já é uma das redes sociais mais acessadas no mundo, muitas pessoas já vivem só com a rede social, você pode oferecer parcerias em troca de post recorrentes, e para driblar o algoritmo do instagram em não tranformar em links, coloque o link de download do app em um encurtador.

16 – Entre em comunidades e grupos

Comunidades e grupos em redes sociais são acessiveis, veja a Aplitech Foundation, possui um grupo no facebook e já está chegando a mais de 5 mil integrantes, estes lugares podem ser o impulsionamento que você precisa para ter uma avalanche de downloads.

17 – Participe de competições como Hackathons

Os hackathons são oportunidades de mostrar uma solução para um mercado especifico, você pode utilizar isso para promover seu aplicativo e ganhar premios, downloads de usuarios e reconhecimento como marca.

18 – Produza conteudo gratuitamente para outros sites

Para produzir conteudo de qualquer especie na internet, custa tempo e recursos, você pode criar este conteudo sozinho e oferecer a sites que operem na area do seu interesse, coloque os seus links para download no artigo e envie

19 – Mantenha contato via Email

O Email marketing não morreu, ele renasceu, mudou, hoje para não cair em caixas de spam, os criadores de email estão optando por emails mais intimistas, sem imagens, só com o que você quer dizer de forma simples e com alguns poucos links. Está plataforma pode ser util para manter seu usuario valorizado e mantendo o seu app no aparelho dele.

20 – Comentarios em blogs

Não crie spam, só acrescente seus comentários com links ou indicação aqueles que sejam pertinentes ao artigo.

21 – Faça os seus proprios videos

Além das parcerias com youtubers que podem ser sim produtivas, crie os seus proprios videos, faça o seu proprio canal do youtube, dentro deste canal, inclua o link para download dos seus aplicativos.

22 – Utilize os encurtadores de links

Use os encurtadores de links para enviar o link de download do seu app, pois os links tradicionais podem ser muitos longos e podem não tornar possível anotá-los em papel ou até mesmo colocá-los em alguns formulários online.

23 – QRCode

O QRCode é uma tecnologia que ficou acessível a diversos micro empreendedores, você pode colocá-los em folhetos, placas, bancadas, este QRCode transforma o link de download do seu aplicativo em uma imagem que pode ser lida.

Para transformar o link em imagem QRCode, existem diversos sites como https://br.qr-code-generator.com/

24 – Distribua panfletos, a midia offline funciona sim

A mídia offline continua funcionando, a Aplitech acredita nisso e tem colhido benefícios, por isso temos uma parceria para flyers, panfletos, imãs de geladeira para aqueles que transformar seu site em app

25 – Faça um press release

Tenha em seu site a pagina imprensa, crie um press relase, você pode pagar para um jornalista produzir um e sai barato, envie para emissoras, jornais, revistas, você pode descolar uma matéria, aparecer na tv e turbinar numero de downloads.

26 – Cross Mobile Ads

Caso seu aplicativo já tenha um numero de downloads considerável, utilize estes números e ofereça anúncios, pode ser uma ótima oportunidade de você estar com a sua marca em um app alheio.

27 – Participe de feiras

Feiras podem ser uma ótima oportunidade para fazer múltiplas coisas, como fazer parcerias, entregar cartões com link de download, aprender ferramentas novas no setor, é muito bom participar de feiras

28 – Participe de MeetUps

MeetUps são ligeiramente diferentes de feiras, são mais intimistas, pode ser uma oportunidade para falar com 20,30 e 40 pessoas, fazer amizades e apresentar o seu negocio, responda perguntas e faça reais conexões.

29 – Tenha seu podcast

Podcasts estão crescendo muito pelo mundo, a Aplitech também tem o seu canal de podcast postará também conversas no canal do youtube, pode atrair visitantes ao seu site, coloque link para download no site.

30 – Links patrocinados

Talvez a unica dica que seja paga, você pode fazer anuncios pelo google ads para impulsionar seu app, a Aplitech pode fazer estes anuncios para você não se preocupar com tecnicalidades.

Para receber mais artigos interessantes como este, ative o sininho das notificações e deixe seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »