Apps Nativos/Hibridos são melhores que PWA? Veja

Apps Nativos/Hibridos são melhores que PWA? Veja

Existe este debate sobre PWA’s e aplicativos android com pacote apk, vamos clarificar esta discussão nesta postagem.

Mas primeiro, vamos entender o que é um PWA, o que é um App para Android APK e vamos fazer um comparativo de quem é o melhor.

O que é um PWA? e suas funcionalidades?

Progressive Web Apps, traduzindo são Aplicativo Progressivos da Web, eles não podem estar na Google Play e Apple Store, devido a não serem aplicativos de fato instaláveis no celular, o bom do PWA é que ele pode salvar a sua pagina do site como se fosse um favorito que usamos no navegador, parece como um ícone de app e pode mostrar imagens e textos assim como a pagina no navegador. Para alguns tipos de negócio, isso pode ser suficiente para ter um PWA.

Você atualiza o site, e o aplicativo PWA atualiza junto, você pode enviar links do seu aplicativo que serão redirecionados a uma pagina da internet.

Neste modelo de app, é possível enviar notificações push, assim como em um app, mas não é possível fazer links patrocinados diretos dentro das principais lojas de aplicativos, devido a não existir um arquivo.

Infelizmente os wearables também ficam de fora quando falamos de PWA’s, eles não viabilizam seu uso em relógios inteligentes, trackers de fitness e qualquer outro aparelho que não seja um computador, smartphone ou tablet.

No caso dos PWA’s, não existe acesso a algumas vantagens como a Lanterna, integração a aplicativo de terceiros, hardware do aparelho e outras funcionalidades que necessitam de uma autorização especial.

O que é um app Nativo/Hibrido?

Um app nativo/hibrido é um app que possui tudo o que o PWA não pode fazer, precisa ser feito o download nas principais lojas de aplicativos (Google Play, Amazon Store,Apple Store e Aplitech Store).

Pesquisas apontam que um app pode ter seu ícone visto por até 60 vezes no seu menu de aplicativos, opção que se restringe ao app nativo, pois o PWA só pode estar na faixa inicial de apps.

Hoje instalar um aplicativo é muito fácil, basta obter o link de download ou pesquisar na loja de aplicativos, a função de atualização automática também é possível para apps instalados.

Envie também notificações push, assim como os aplicativos progressivos, mas com a opção de redirecionamento. Com o app hibrido/nativo, você tem publicidade especializada na Google Play Store, Apple Store, Amazon Store e Aplitech Store, auxiliando no numero de downloads e tomando conhecimento de métricas especificas, com os números em mãos, você pode melhorar o seu app e controlar engajamento/uso do aplicativo.

Utilize os wearables que estão ficando cada vez mais conhecidos, como smartwatches, smartrefrigerators, trackers de fitness, equipamentos ligados ao sistema android e iOS, entre outros.

Com um app personalizado nativo, tenha acesso a todas as funcionalidades do celular como câmera, lanterna, aplicativos de terceiros autorizados, bluetooth e muito mais.

Conclusão

Os PWA’s avançaram muito, mas ainda não possuem vantagens como os aplicativos nativo/híbridos, que oferecem muito mais e estão nas maiores vitrines do mundo, mas tenha certeza que no futuro os PWA’s irão avançar ainda mais, mas o presente continua sendo dos aplicativos que estão nas grandes lojas de apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »