Flash Morreu, milhões de sites morrem junto, É O FIM DOS JOGUINHOS ONLINE?

Flash Morreu, milhões de sites morrem junto, É O FIM DOS JOGUINHOS ONLINE?

Click Jogos, Papa Jogos, Ojogos, MiniClip, RadicalPlay, Paeony Games, Fliperama, NewGrounds entre muitos outros sites de jogos que você provavelmente já jogou, eles estão morrendo e para muitos deles, dia 31 de dezembro de 2020 foi o ultimo suspiro deles, por que? Porque a maioria deles dependem da tecnologia chamada flash, que é usado como plugin nestes sites, mas a ADOBE, dona do Flash descontinuou esta tecnologia e deu até 31 de dezembro de 2020 para que todo mundo faça as suas homenagens, jogue os seus joguinhos e se divirta e então o software seria encerrado.

Antes de continuar, reclames:

A Aplitech Store é uma loja de aplicativos úteis para desenvolvimento profissional e pessoal, SEM JOGOS! Plataforma séria! Melhor organização de apps que a Google Play

Faça download do App na Google Play, bem leve

A Aplitech transforma sites em aplicativos e os insere na Google Play, venda mais, tenha um app, 90% dos acessos na internet são feitos por celular, ganhe nome na Google Play

www.aplicativosecia.com.br “Transforme site em aplicativo”

Pra que gastar dinheiro com lembrancinhas como Canetas, almofadas e canecas, isso é coisa que todo mundo usa e sequer lembra da sua marca, esteja de acordo com esta geração, faça um jogo personalizado para a sua empresa com personagem, enredo e marca, assim você consegue gravar a sua empresa na cabeça dos jogadores, tudo isso pelo mesmo preço de canetas, almofadas e outros artigos

www.aplicativosecia.com.br “Tenha um Jogo”

A Aplitech Foundation é uma fundação que oferece cursos gratuitos com certificado tambem gratuito. Aproveite.

www.aplitechfoundation.org

Aproveite o Curso de Inglês Básico, com top acessos.

Vi, muitas manifestações de afeto na internet, pois para quem não tinha um PC super potente ou um excelente console, os jogos online eram a alternativa viável, e senhoras e senhores eu me diverti horrores por muito tempo neste sites, tenho até uma conexão emocional com eles e fico triste com tudo isso acontecendo, mas isso já era previsto.

Lá nos primórdios do Iphone, Steve Jobs, o CEO da Apple naquela época já estava dizendo como o HTML5 (outra tecnologia) iria destruir o FLASH e que isso seria uma questão de tempo e então eles desde aquela época não prestaram suporte para FLASH e todos os sites que utilizavam o plugin, ficavam fora do ar, inclusive os sites de jogos online.

Dito e feito, o HTML5 é muitooo melhor que o Flash, e na questão especifica dos jogos, o UNITY já estava também sendo incrível no desenvolvimento de muitos jogos online, pois com o UNITY, os desenvolvedores já se aprofundavam em jogos mais robustos, completos com 3d melhor aplicado, diferente dos jogos FLASH que em sua ampla maioria eram jogos 2D, deixando bem famosos os jogos STICK MAN (quem se lembra?)

A Adobe se adiantou também, ela desenvolveu o SHOCKWAVE que é melhor que o FLASH puro e com ele você conseguia jogar jogos 3D de melhor qualidade como o RPG Sherwood Dungeon, mas o SHOCKWAVE não conseguiu ser o futuro assim como outras ferramentas.

Milhões de sites na internet vão morrer? Sim, será uma internet totalmente nova em números, sim, mas este final como argumentado anteriormente, já estava escrito com o avanço de novas tecnologias.

Mas suponhamos que eu goste muito de jogo em FLASH que jogava na infância, está tudo perdido? nunca mais vou conseguir jogar este jogos?

Não é bem assim e que bom que temos pessoas querendo proteger a história da internet, para que ela não se vá, que exista como museus, um lugar para preservar tudo isso. Temos diversos projetos na internet com o intuito de preservar todo esse material de jogos a principio, sites feitos com a tecnologia, eles sim vão morrer mesmo, mas na questão de jogos, milhares de jogos, estão em boas mãos na questão da preservação.

O Canal “Two Left Thumbs” fez uma pesquisa legal sobre isso e nos deixa com o coração mais quentinho e bem cuidado.

Ele disse que a internet tem em andamento 3 vias de resolução do problema e manutenção da história dos jogos:

1 – Conversão dos jogos em flash

2 – Emulação dos jogos em flash

3 – Coleção para download dos jogos em flash

Vamos tratar de cada uma

1 – Conversão dos jogos

Vamos tratar do primeiro, conversão dos jogos, com certeza a mais complicada em menos viável devido a que os jogos programados em flash são difíceis ou melhor, dão muito trabalho aos desenvolvedores para convertê-los a uma tecnologia mais recente como Unity ou HTML5, pois muita coisa que os profissionais faziam no FLASH não é possível mais além de outros detalhes importantes como linguagem de programação, frameworks que não existem mais e definitivamente tempo e nenhum tipo de pagamento existe a altura do tempo gasto.

Poucos projetos, ou projetos muito famosos vão fazer essa conversão ou simplesmente escrever todo jogo em uma linguagem e framework moderno para ser incluido nos sites ou ser baixado online nas principais lojas de jogos como Steam, Kongregate ou Hype.

2 – Emulação de jogos

É algo que promete mais, como o projeto Ruffle, que promete emular todos ou a maioria dos jogos com tecnologia Flash, muitos jogos serão jogaveis para celular pela primeira vez, assim como acontece em jogos para nintendo 64, Playstation 1 e 2, NES, Gameboy, Nintendo 3ds e outros consoles.

Mas será que poderemos apreciar novamente entrar em um site e jogar estes jogos novamente? A perspectiva do Ruffle é funcionar como uma extensão, que você baixa na Chrome Store ou no Mozilla e então pode jogar normalmente este jogo, sem problemas, bem similar como funcionava com o FLASH que aparecia antes do jogo uma “tela branca” solicitando o download do PLUGIN

3 – Coleção

Coleção pode ser algo legal mais para gamers que amam muito os jogos em Flash, seria a possibilidade de baixar uma tonelada de jogos com uma tecnologia que não necessite do FLASH, por meio de programas de terceiros, sendo que estes programas de terceiros fariam o trabalho que o FLASH teria que fazer, um destes programas é open source, é o “Open Flash”, existem muitos projetos que efetuam a coleção para download, citando o mais ambicioso, o Projeto “BlueMaxim Flashpoint” que promete futuramente re-configurar mais de 59 mil jogos, já pensou baixar ou ter a disposição para baixar mais de 59 mil jogos? é muita coisa e também será open source.

Então é isso, o adobe flash player morreu, milhões de sites baseados nesta tecnologia tambem vão morrer, mas a comunidade se mexeu e os jogos em FLASH vão viver para todo mundo que quiser jogar.

Lembrando que a Aplitech tem um projeto de jogos online selecionados, nada de 59 mil jogos, no site da aplitech só existirá espaço para os melhores, no primeiro momento só jogos em HTML5, Unity e as mais recentes tecnologias, para que você não tenha problemas em jogar, mas depois, dependendo com o que já está pronto e disponibilizado, teremos jogos em FLASH também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »