Possíveis Evidencias sobre CyberPunk ser um esquema de Fraude aparecem

Possíveis Evidencias sobre CyberPunk ser um esquema de Fraude aparecem

Procurando noticias boas sobre jogos, me deparei com um pequeno canal opinativo sobre jogos, chamado Ponji Ninja, que por sinal tem excelentes conteúdos e é uma questão de tempo sobre o seu crescimento, o canal fez um video explicativo sobre o fracasso do CyberPunk e apresentou EVIDENCIAS sobre o jogo CYBERPUNK ser parte de um esquema de fraude no mercado financeiro, com apoio do governo polonês onde a CD Projekt RED está localizada.

Quando você conecta as partes descritas pelo youtuber, junto de dados oficiais na bolsa e ações sobre os fundadores da CD Projekt, você consegue verificar como as peças estão se encaixando, além desta movimentação que demonstra as intenções dos criadores do jogo, Ponji apresentou documentos sobre um processo entre o governo federal americano contra os fundadores da CD Projekt, no distrito central do estado da Califórnia que realmente pode deixar a empresa numa situação muito complicada, mesmo com os seus sucessos recentes como The Witcher 3.

Para entender, a CD Projekt Red é uma empresa listada na bolsa de valores de Varsóvia, onde é a empresa com maior valor de mercado de toda a Europa, nenhum outro estúdio de jogos tem valor de mercado igual, chegando a mais de 120 milhões de dólares, isso em dezembro de 2020 e aparentava ficar ainda maior com o lançamento do tão aguardado jogo futurista com seu garoto propaganda Keanu Reeves, mas antes do tão aguardado momento de emoção do lançamento, foi marcada uma reunião sobre um breve adiamento do jogo para tranquilizar os investidores.

Michal Nowakowski, diretor e membro do alto conselho da empresa, afirmou que o jogo não tinha nenhum problema grave de jogabilidade tanto no Xbox ONE ou Play 4

Um investidor demonstra a sua preocupação no áudio, sobre este boato que o jogo estaria com sérios problemas, mas o diretor e membro do alto conselho rapidamente diz que isso é tudo falso e não existe.

Áudio da conversa no video.

É bem claro, quanto as versões apresentam uma séria diferença de Frame Rate Per Second(FPS), onde você tem uma jogabilidade de tartaruga em resposta as ações do jogador.

Nowakowski garante que tudo estava relativamente bem, e que só existiria coisas normais de trabalho no jogo.

Então que o drama ganha novos capítulos, um pouco depois do lançamento e antes das primeiras reviews detalhadas sobre o jogo, um dos co-fundadores da empresa, Marcin Iwinski sozinho vendeu mais de 60 milhões de dólares em ações da CD Projekt, levando a bolada toda para casa, isso com certeza levanta muitas considerações sobre como estava o jogo e se eles tinham conhecimento que existiam muitos, mas muitos bugs no jogo.

Após as reviews sobre o jogo, este possível medo dos fundadores se concretizou, a mídia especializada detonou o jogo e as ações caíram mais de 1 bilhão de dólares, mas quem já tinha tirado o seu “dinheirinho” da jogada não se preocupou, claro.

Ponji lembrou sobre o processo dos youtubers americanos contra o Youtube sobre as questões de copyrighting, na duvida, a equipe do canal chamou um advogado para tentar explicar um pouco desta situação bem parecida com o caso da CD Projekt.

Áudio no Video

A advogada explica que este caso gerar vários processos de pessoas diferentes contra a CD Projekt Red.

Mesmo com os reembolsos das pessoas que se sentiram prejudicadas com o jogo, que foram muitos na época, as vendas se somaram 13 milhões de dólares, mas o que adianta registrar tantas vendas com uma perda de valor de mercado de 1 bilhão de dólares, ninguém estava comemorando nada, porque já começaram a se ligar que aquele caminhão de reviews negativas já estranhamente era esperado.

Ponji levantou perguntas que fazem sentido, porque além deles ganharem relativamente o máximo possível de dinheiro antes das review bombas chegarem no QG, o que mais motivaria as vendas das ações? Bem, parece que o drama ganha mais capítulos ainda, os fundadores da CD Projekt Red também perderam o controle da empresa, não assumindo a posição como donos do jeito que eram antes.

Para levar alguém a juri para responder estas perguntas, a advogada que Ponji chamou deixou claro quanto é difícil provar em corte que os jogos foram vendidos de maneira fraudulenta, pois jogos eletrônicos estão num campo muito subjetivo onde existem muitas coisas para ponderar junto de uma legislação, mesmo nos Estados Unidos, que não cobre estes buracos.

Os investidores podem ter inflado as ações da empresa, onde sabiam que o jogo tinha furos grandes na produção, onde o enganado são todos que compraram ansiosamente para jogar e foram frustrados onde a resposta para saber se foram frustrados de propósito ou não, parece que está próxima.

A questão da empresa estar baseada na Polônia, deixa tudo ainda mais complicado, as desenvolvedoras que estão localizadas no leste europeu são muito bem protegidas legalmente pelos países que querem manter a imagem de HUB de inovação e jogos, você vê muitos estúdios por lá devido a mão de obra barata e a proteção do estado, para você ter uma idéia, o Primeiro Ministro polonês deu como presente diplomático, uma cópia do jogo The Witcher 2 ao então presidente Barack Obama, uma empresa como essa que esta listada como uma das maiores empresas no mundo dos jogos e a maior da Polônia e sócia em projetos com o Governo, não deve receber sanções nacionais internas.

Quem juntou seu “dinheirinho” para investir numa empresa como está perdeu muito dinheiro e isso poderia ter sido um pai, mãe ou pessoa bem intencionada que viu uma promessa, uma oportunidade de ser sócia(o) de um projeto inovador que se mostrava CyberPunk.

Nos perguntamos, onde estão os grandes players de mídia para cobrir isso, com as informações que já estão online e disponíveis, será que não querem perder seus passes para backstage das principais empresas no ramo? É bom receber brindes sobre um lançamento ou algo exclusivo para publicar, mas existem um propósito porque estes portais são tão grandes e tantas pessoas que gostam de jogos e cultura pop aproveitam eles… Elas querem ser informadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »